Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

24 agosto 2016

A FUMAÇA PERMANECERÁ SOBRE NOSSA CIDADE NOS PRÓXIMOS DIAS?

 Evandro Ferreira/Blog Ambiente Acreano

Os dados do CPTEC/INPE e a imagem de satélite da NASA/MODIS sugerem que sim, mas é possível que ela diminua.Vejam o que os dados sugerem para os próximos dias:

- Chuva: sem previsão até o dia 02 de setembro;

- Temperatura: mínima de 12°C na sexta (26/8);

- Unidade relativa do ar: variando entre máximas por volta de 80% e mínimas abaixo de 15%;

- Vento: direção predominante oeste entre os dias 23 e 24/8, com velocidade superior a 21 km/h. No dia 25/8 a direção irá variar no sentido noroeste-sudoeste, mas a velocidade atingirá a mínima de cerca de 14 km/h. Nos dias 26 e 27/8 a direção predominante do vento será oeste e a velocidade poderá variar entre 10-15 km/h.

- Fumaça sobre Rio Branco: as previsões do CTPEC/INPE (ao lado) mostram que entre terça(23) e o final desta quarta (24) a velocidade do vento é superior a 20 km/h e a direção predominante do mesmo é oste, carreando fumaça produzida na Bolívia e no extremo leste do Acre (Acrelândia, Plácido de Castro) sobre a cidade de Rio Branco.


A diminuição da força do vento entre quinta (25) e domingo (28) sinaliza um possível alívio do acúmulo de fumaça em nossa cidade, mas tudo dependerá da quantidade de focos de calor gerada nas regiões de origem da fumaça (ver mapa NASA/MODIS acima). Se eles aumentarem, mesmo os ventos mais fracos poderão contribuir para o aumento da fumaça em nossa região, pois os mesmos continuarão a ser no sentido oeste. Por outro lado, a falta de ventos poderá contribuir para que a fumaça estacionada sobre a cidade seja dissipada de forma mais lenta.