Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

12 fevereiro 2009

MALÁRIA: CNPQ VAI INVESTIR R$ 15 MILHÕES PARA PESQUISAS SOBRE A DOENÇA

Rede Malária é anunciada

12/2/2009

Agência FAPESP – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou o lançamento da Rede de Pesquisa em Malária no país.

De acordo com informe veiculado pela instituição, o CNPq lançará edital, em cooperação com sete Fundações de Amparo à Pesquisa de diferentes estados, para estudos focalizados em malária – incluindo pesquisa aplicada nos aspectos clínicos da doença e a pesquisa básica, centrada no parasita da malária, no hospedeiro e no vetor de transmissão.

A previsão é que o lançamento do edital ocorra no mês de março, disponibilizando recursos de R$ 15 milhões.

Estima-se que de 300 milhões a 500 milhões de pessoas em todo o mundo estariam infectadas com málaria, com 1 milhão de mortos a cada ano.

Mais informações: www.cnpq.br

NOTA DO BLOG: De altíssima relevância essa notícia. Deveria ser manchete principal do JN da Globo. Poucos sabem, mas a malária é uma das doenças negligenciadas pelos complexos de pesquisa dos países desenvolvidos, apesar de matar centenas de milhares de pessoas nos trópicos. Esse gesto do governo brasileiro demonstra seu compromisso em buscar uma solução para os problemas derivados dessa grave doença. Não podemos deixar de citar o esforço heróico do multimilionário americano Bill Gates (Microsoft), que tem dedicado grande parte do dinheiro de sua fundação beneficiente para domar a doença.