Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

22 agosto 2008

RIO ACRE: NÍVEL EM AGOSTO DESCARTA SECA HISTÓRICA

A coordenadoria da Defesa Civil do Acre divulgou informações relativas ao nível de água do rio Acre em agosto e as notícias são muito boas: não existe indicação de que teremos em 2008 uma seca tão grande quanto a registrada em 2005.

Esta previsão catastrófica foi feita por David Friale, uma espécie de guru climatológico de Sílvio Martinello, Editor Chefe do jornal A Gazeta, que frequentemente cita as previsões de Friale em sua coluna Gazetinhas.

Conforme se pode observar no gráfico divulgado pela Defesa Civil (acima), em agosto (linha azul no gráfico) o rio Acre tem se mantido consistentemente bem acima do nível registrado em 2005. De fato, por volta do dia 12 passado, seu nível foi o mais alto do que o registrado para os anos de 2005, 2006 e 2007.

O clima acreano tem pregado peças em quem tem tentado adivinhar o seu comportamento. No início do ano, considerando a precipitação registrada entre janeiro e março, havia forte indício de que teríamos uma grande seca em 2008. E a tendência se manteve até meados de junho, quando, por razões que só a natureza poderia explicar, os níveis de precipitação na bacia do rio Acre voltaram a aumentar, causando a elevação inesperada do mesmo em pleno auge do período seco na região leste do Acre.

Apesar de toda a tecnologia disponível para fazer simulações sobre o tempo, o velho ditado ainda prevalece: "com a natureza não se brinca".

Nota do Blog: as informações da Defesa Civil podem ser acessadas na página GTP Queimadas, hospedada no site do MAP.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Também, sem friagem, tem que chover pelo menos um pouco, por isso essa alta no Rio.

Já são 2 meses sem friagem, a última que chegou foi dia 22/06 e durou até 26/06, depois nada. Entrou alguns ventinhos de sul que deixou a temperatura amena em alguns dias, mas nada demais.

23/08/2008, 21:06  

Postar um comentário

<< Home