Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

19 agosto 2008

ELEIÇÃO EM SANTA ROSA DO PURUS

Neste município são os indígenas que vivem em aldeias distantes da cidade que decidem as eleições. Por isso, mesmo a contragosto, as chapas majoritárias são obrigadas a incluir pelo menos um vice indígena

SANTA ROSA DO PURUS - Com quase 70% da população formada por indígenas, a eleição no município de Santa Rosa se caracteriza pela obrigatoriedade da participação de indígenas em cargos majoritários. Quando não são candidatos a prefeito, emplacam o cargo de vice.

As urnas que decidem a eleição ficam em aldeias distantes mais de 1 dia de viagem da sede do município. Por isso, todos os candidatos são obrigados a aprender algumas palavras na língua indígena mais falada na região, o kaxinawa, além de contar com a participação ativa de intérpretes para atuar durante os comícios nas aldeias.

Na sexta passada uma comitiva com quase 40 integrantes desceu o rio para fazer o 'arremate final' da campanha do candidato Zé Brasil (PT), favorito a vencer a eleição. Partiram do porto que fica em frente ao posto local da Polícia Federal levando um grande estoque de gasolina, óleo diesel, troféus e medalhas para distribuir entre os indígenas.

A razão para o grande número de medalhas e troféus?

Segundo um dos integrantes da expedição, nas aldeias a melhor forma de atrair eleitores não são comícios, muito menos cultos ecumênicos. São os torneios de futebol.

Dá para imaginar que as equipes de futebol formadas por maioria branca não podem nem pesar em ganhar os torneios disputados. Nesse caso, vitórias no campo de futebol significam derrotas nas urnas.