Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

17 setembro 2006

FOTOS ANTIGAS DE RIO BRANCO

Publicado em 17/09/2006

Aos leitores saudosistas, apresentamos uma série de fotos antigas de nossa cidade. Todas as imagens estão disponíveis do site da Biblioteca do IBGE.



Porto da Gameleira: onde hoje fica o calçadão da Gameleira, os barcos atracavam para embarque e desembarque de carga e passageiros. Nesta época, em meados da década de 50, o rio Acre ainda era o "rio que comandava a vida" no vale do Acre. Viaja-se de barco entre Boca do Acre e Rio Branco e desta última até Assis Brasil.



Rua Rui Barbosa: foto tirada na altura da casa que fica na esquina do Mira Shopping. Observe que a casa com moldura imitando "tijolinhos" na varanda e janela da frente ainda existe. No canto esquerdo da foto dá para ver a ponta do antigo Hotel Chuí, hoje a Prefeitura Municipal de Rio Branco.



Sede do Rio Branco Futebol Clube: no centro de nossa cidade, em frente à praça onde fica a estátua de Chico Mendes. Observe que pouca coisa mudou na estrutura do prédio. O muro era do tempo em que segurança não era uma prioridade em nossa cidade. No canto esquerdo dá para ver que o antigo Cine Rio Branco (hoje loja "Formigão") ainda não tinha sido construído pois no lugar existia um grande barracão em madeira.



Banco do Brasil, Avenida Epaminôndas Jácome: no centro da cidade, ao lado da atual Agência Central dos Correios. Observar que ao lado existia a antiga sede dos "Correios e Telégrafos", construída no estilo da demolida escola "Presidente Dutra".




Estação Experimental: alguem já desconfiava porque o bairro leva o mesmo nome não é mesmo? Pois bem, esta edificação, creio eu, ainda existe, mas está ocultada pelos invasores das calçadas da Av. Nações Unidas que "favelizaram" o passeio. Está na hora da prefeitura "varrer" a bagunça que predomina no local, retirando os ocupantes ilegais e abrindo espaço para os pedestres.




Palácio Rio Branco: observe a imponência do prédio, na época rodeado pela lama das ruas sem pavimentação.








Mercado Municipal: foto tirada da esquina onde hoje fica o "Tecidos Cuiabá". A recente restauração deixou o mesmo quase igual ao original. Me parece que o lanternin - que existia no antigo-, não foi recolocado durante a restauração.





Delegacia do 2° Distrito: fica ao lado da Escola Maria Angélica de Castro, há alguns metros da entrada do "Rêmolo Jarude". Observem a formalidade dos antigos "guardas".






Maternidade Bárbara Heliodora: que foto fantástica! Sensação de limpeza, amplidão e modernidade. Foto tirada apartir da Av. Getúlio Vargas.







Bar Municipal: velhos tempos. Vejam que a última reforma recuperou apenas parcialmente a sua condição original. Os detalhes da laje não foram reproduzidos e as colunas no topo estão diferentes.






Praça em frente ao Palácio Rio Branco: o valor da imagem é mais pela oportunidade de ver como a paisagem mudou com o passar dos anos. Observem que no segundo distrito existia uma ampla pastagem logo após as edificações que ficavam na margem do rio. No local onde hoje fica a Assembléia Legislativa existia uma estranha construção, que mais parece um jardim suspenso. O que seria?



Praça Plácido de Castro: hoje Praça da Revolução. Quando a foto foi tirada não existiam árvores de grande porte, apenas gramado e pequenos arbustos. No lado direito dá para ver a escola "Presidente Dutra", que foi demolida para dar lugar à Biblioteca Municipal. Aliás, estão reformando novamente esta biblioteca, mas nenhuma reforma poderá fazer com que a mesma fique bela. Sem dúvida o ponto negativo na arquitetura do centro de nossa cidade.




Prédio da Polícia Militar: muito pouca coisa mudou com o passar dos anos. Observar que em frente ao prédio não existia rua pavimentada, mas um amplo gramado.







Hotel Chuí: hoje sede da Prefeitura de Rio Branco. É interessante observar que a reforma que descaracterizou totalmente este prédio histórico não eliminou sua marca registrada: os amplos corredores internos que ainda prevalecem no "novo" prédio. Observem na segunda foto as vestimentas das pessoas: provavelmente tergal e linho. A cintura alta era moda naquela época. Hoje só vale se for bem baixinha...












Colégio Acreano: digno de nota que a recente reforma deixou o prédio quase igual ao original. Ainda bem. Observar que entre a primeira e a última foto se passaram pelo menos 2-4 anos: as mangueiras, plantadas no meio da rua, cresceram muito. Vejam o detalhe da luminária no poste: um prato de esmalte com as bordas onduladas. Na época se usavam lâmpadas incandescentes comuns. Arquitetura típica dos anos 30.



















Final: quem pode dizer que lugar é esse? Está no banco de fotos do IBGE. Para achar a resposta correta vai dar trabalho...É uma localidade que fica a poucos kilometros de nossa cidade.











Resposta: Quinari.

8 Comments:

Blogger Unknown said...

Nossa fiquei muito feliz de ter visto essas fotos, pena que hoje em dia tudo mudou, ficaria muito mais bonito se os prédios ainda tivessem a forma original.

26/03/2008, 19:50  
Anonymous Anônimo said...

Sou filho de Feijó mais adoro a história de nossa cidade Rio Branco principalmente quando comparo essas fotos antigas com as atuais, pra ver as mudanças q o tempo faz.

21/07/2008, 21:28  
Anonymous Anônimo said...

Gostei de ver essas fotos.É muito mais bonito que nos dias de hoje.

22/10/2008, 12:54  
Anonymous Anônimo said...

realmente essas fotos são demais,que tempos que não voltam mais.hoje são só lembranças.

14/04/2009, 11:08  
Anonymous Anônimo said...

É muito bom encontrar essas fotos...eu sou professora e planejava fazer uma atividade com meus alunos comparando as fotos atuais e antigas de rio branco.Que bom que encontrei!adorei

27/11/2010, 21:13  
Anonymous Anônimo said...

sou louco pra conhecer o estado acreano e lindo

24/10/2013, 19:52  
Anonymous Anônimo said...

sou filho de acreana particularmente muito bonita q teve treze filhos os mas novos são de PARNAIBA-PIAUI eu com46 anos e minha irmã com 40 anos ela já esteve ai .meu sonho e conhecer um dia deus vai mim da oportunidade abraços. olha se você encontra o deputado Jamiyl Asfury der um abraço nele por mim do primo Antonio Martins

24/10/2013, 20:06  
Anonymous Anônimo said...

aqui e o Antônio Martins de O. Filho. se você encontrar mas fotos antigas de policias civil da época dos anos 50 e 60 mande para mim meu pai já e falecido mas ele era policial da policia civil do acre e queria muito encontra fotos dele obrigado........

25/10/2013, 19:50  

Postar um comentário

<< Home