Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

15 setembro 2006

CHUVAS EM 2006

APESAR DE ESTAR CAINDO REGULARMENTE, A QUANTIDADE É ABAIXO DAS MÉDIAS HISTÓRICAS

Choveu novamente no dia 13/09 (quarta). Segundo o Boletim Diário de Dados Climáticos, Fluviais e de Foco de Calor do IMAC/Defesa Civil (12 de setembro de 2006), nos 12 primeiros dias de setembro deste ano já choveu mais do que em todo o mês de setembro de 2005 (ver gráfico abaixo).

Apesar de estarmos todos satisfeitos que em 2006 temos tido chuvas caindo com regularidade e, principalmente, pouquíssimos focos de calor, a pergunta que devemos nos fazer é a seguinte: será que a "mãe natureza" recuperou seu equilíbrio natural? A melhor resposta é: ainda não. Aliás, não é a melhor resposta. É a única resposta.

No que toca a regime de chuvas, podemos observar no gráfico acima que a média mensal de chuvas em 2006 tem sido, sistematicamente, inferior às médias históricas registradas desde 1971. De uma maneira getal, 2006 se encaminha para ser o segundo ano mais seco da história.


Nível do Rio Acre
O nível do rio Acre em 11 de setembro atingiu a cota de 1,99 m, a segunda mais baixa da história para um mês de setembro (comunicação verbal do Capt. Batista, corpo de bombeiros, para Foster Brown). Com as chuvas, no dia 12 a cota do rio subiu para 2,06 m, ficando 41 cm acima do verificado no mesmo período do ano passado.

Gráficos: Boletim da Coordenadoria da Defesa Civil do Acre, Setembro 2006.