Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

26 julho 2006

COPAÍBA PATENTEADA!

PODER ANTIINFLAMATÓRIO É DUAS VEZES MAIOR DO QUE O DICLOFENACO DE SÓDIO.

NÃO FOI BIOPIRATARIA: PRODUTO É AMPLAMENTE VENDIDO NO MERCADO. MAS O CONHECIMENTO SOBRE O PODER DO ÓLEO É TRADICIONAL!

Demorou, mas finalmente aconteceu o patenteamento da copaíba. Testes realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto comprovaram a eficácia da árvore usada como antiinflamatório pela medicina popular. Os pesquisadores já solicitaram o registro da patente.

A pesquisa não desenvolveu nenhum produto novo, ou seja, o óleo e seus componentes não foram modificados. A patente é sobre a forma de embalamento do princípio ativo da copaíba. Assim, pode-se concluir que toda a pesquisa foi feita exclusivamente para tirar proveito de um conhecimento popular que comprovadamente indicava o potencial antiinflamatório da planta.

O estudo foi realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, de Manguinhos-RJ, e a pesquisa constatou que o óleo de copaíba apresenta ação antiinflamatória duas vezes maior que o encontrado no diclofenaco de sódio, um dos medicamentos mais utilizados no mercado.

A autora do trabalho, Mônica Freiman de Souza Ramos, separou o óleo de copaíba em duas frações: volátil (líquida, com componentes que podem evaporar) e resinosa (com uma consistência um pouco mais fluída que o mel):

- Não usamos a fração resinosa porque além de ser mais difícil de trabalhar, a composição da substância não indicava que ela pudesse ter ação antiinflamatória", afirma.

Os estudos foram concentrados nessa fração volátil, produto que sofre evaporação rápida, o que limita sua veiculação em formas farmacêuticas convencionais. Por isso, a pesquisadora desenvolveu microcápsulas (cápsulas microscópicas) que aprisionam essa fração volátil - limitando sua perda por evaporação - e a transformam em um produto sólido, capaz de ser administrado nesta forma ou em outras mais convencionais, como comprimidos e cápsulas.

A patente refere-se a todo esse processo, incluindo a descrição química da substância. Procura-se garantir que, caso o óleo da copaíba se transforme num produto farmacêutico, a patente seja em parte da FCFRP. Mônica realizou testes biológicos em camundongos que sofriam de pleurisia induzida (inflamação da pleura, membrana que envolve os pulmões) e de edemas nas patas. Tanto a fração volátil como as microcápsulas foram eficazes no tratamento. "O produto microencapsulado poderá ser usado na indústria farmacêutica tanto como uma forma final (microcápsula) ou como intermediária em outras preparações", explica.

Diclofenaco x copaíba

O diclofenaco de sódio é um medicamento sintético de ação antiinflamatória comprovada. "No caso da copaíba, teremos um medicamento fitoterápico com a mesma ação de um sintético", esclarece. Nos testes, as doses usadas foram de 100 miligramas (mg/) por quilo (Kg) de diclofenaco e 32mg/Kg de fração volátil e de microcápsulas. O efeito antiinflamatório foi o mesmo: "A potência da copaíba se mostrou maior, porque com uma dose menor, obtivemos a mesma equivalência terapêutica", conta a pesquisadora.

Mas haverá um longo caminho até que a população possa usufruir deste antiinflamatório extraído da copaíba. Ainda são necessários testes toxicológicos e, em seguida, os testes clínico em humanos. A pesquisadora acredita que esse processo deve durar cerca de cinco anos.

As copaíbas são árvores nativas da região tropical da América Latina e da África Ocidental. No Brasil é encontrada na região Amazônica e no Centro-Oeste. O óleo bruto da árvore é exportado para a Europa, desde o início do século passado, para ser usado na indústria de aromas, vernizes e restauração de quadros. Na medicina popular, é empregada como cicatrizante e antiinflamatório.

A pesquisa de doutorado de Mônica, Desenvolvimento de Microcápsulas Contendo a Fração Volátil de Copaíba por Spray-Drying: Estudo de Estabilidade e Avaliação Farmacológica, foi apresentada em março deste ano e teve a orientação do professor Osvaldo de Freitas, da FCFRP.

Fonte: Ecodebate, 26 de Julho de 2996